Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

Heróis

Aqui vou postar tudo sobre os super heróis que vão contribuir com a sua arte para esta aventura comilona.

São escritores, viajantes, sonhadores, chefs, ilustradores e desenhadores todos com muita vontade de partilhar a sua paixão pela comida e as tradições literárias do Mundo.

 

Catarina Palma

Chama-se Catarina Palma, tem 26 anos, nasceu no Alentejo e é jornalista de profissão. No coração, é nómada, viajante, artesã e escritora.

O projecto da Catarina, Coração Nómada começa com uma viagem de 1 ano pelos 12 países da América do Sul e segue por destinos a planear.

[caption id="attachment_128" align="alignleft" width="265"] Catarina Palma - foto por Sara Pargana Broring[/caption]
 

Entrevista | Catarina Palma - Conversas com o o Coração

ET: Catarina, antes de mais muito obrigada por aceitares colaborar com o Eating Tales e enriquecer as nossas vidas com as tuas aventuras, textos, imagens e sonhos. Queres falar-nos um pouco de ti?

CP: Eu é que agradeço por ver tantos amigos com ideias originais e tantos projectos novos a andar para a frente, sinto que as conquistas de cada um são a fonte onde todos podem ir ‘beber’ e isso é óptimo, porque permite inspirarmo-nos e ajudarmo-nos uns aos outros.

Bem, tenho 26 anos, nasci no Alentejo e sou jornalista de profissão. Tirei o curso em Lisboa e é aqui que tenho vivido e trabalhado desde então. Comecei numa produtora televisiva e depois disso concretizei o sonho de trabalhar num jornal generalista de referência de Lisboa, sempre trilhando o caminho de uma carreira na área do jornalismo.

Numa altura da minha vida em que sentia que a vida em Lisboa já não me fazia feliz, cruzou-se no meu caminho uma pessoa que me fez recordar o meu sonho mais antigo: o de viajar sem responsabilidades, nem amarras. Depois de conhecer o Hugo, meu namorado, recuperei o sonho e decidi viajar ‘a América do Sul’, decidi escrever a minha história.

 

ET: A tua aventura Coração Nómada começa já em Novembro, para quem ainda não sabe do que se trata este grande viagem, fala-nos um pouco do que vai acontecer.

CP: A história é esta: ao longo de um ano pretendo atravessar os 12 países da América do Sul, começando no Brasil, mais especificamente em Salvador da Baía, que foi a primeira cidade fundada por portugueses no Brasil, e daí para o Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Adoro escrever e sei que vou ter muito para contar, por isso, criei um blogue, o Coração Nómada, onde vou narrar, através do texto, fotografia e imagem, as histórias dessa travessia.

 

ET: Porquê este sonho de viajar pelo Mundo?

[caption id="" align="alignright" width="320"] Coração Nómada - A história é esta. De autocaravana, a pé, de autocarro, de comboio ou de barco o Coração Nómada vai atravessar 12 países: Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Ecuador, Colômbia, Vezenuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa numa aventura que vos vai contar através do seu blogue.[/caption]

CP: Tenho esta vontade desde miúda, quando morava no ‘meu Alentejo’. Sabes que nesse sítio mágico, onde tenho passado grande parte da minha vida, temos ‘vistas longas’, porque toda a paisagem à nossa volta é planície que se estende até ao infinito. No centro do meu mundo passava o tempo a imaginar a vida e as vidas para além desse infinito, na verdade, sempre sonhei com o que estaria para lá.

O responsável por colorir e dar imagens a esses sonhos foi o Gonçalo Cadilhe e as crónicas que escrevia no Expresso. Todos os sábados, religiosamente, roubava a revista do Expresso ao meu pai para ser a primeira a ler a o texto dele, depois recortava a fotografia que acompanhava a crónica e colava-a na parede do meu quarto. Criei assim um mural que ainda existe e que alimentou os meus sonhos até hoje.

 

ET: Quanto tempo dedicaste aos planos de viagem? Tens tudo planeado ou vais onde o vento te for levando?

CP: A ideia da viagem surgiu em 2009. Depois de viajar na Índia tive vontade de fazê-lo num sítio onde a barreira linguística fosse mais difusa e foi assim que surgiram em primeiro lugar os países sul-americanos. Posso dizer que os planos começaram no ano seguinte com a inscrição num curso de espanhol, esse foi o primeiro passo rumo a este objectivo. Claro que agora, que a data de partida se aproxima, há muita coisa a tratar, mas, como é hábito em mim, estou a deixar tudo para a última da hora (lol).

Tenho planeado o roteiro que quero fazer e sei onde quero estar em algumas datas-chave, nomeadamente no Carnaval - que vai ser no Rio de Janeiro, claro. De resto, decidi saltar fora do tempo e ver onde me leva o vento.

 

ET: E depois da América do Sul, o Coração vai continuar?

CP: Vai sim, por esse mundo fora. E os destinos que já fazem o Coração bater são asiáticos: Vietname, Camboja, Tailândia, Indonésia, Bali e, claro de novo, a Índia e o Nepal. Para além disso, há a esperança de publicar as crónicas do Coração Nómada no final da viagem e há o sonho de escrever um livro.

 

ET: Tens uma parceria com outro projecto, o Coração Luso, como surgiu essa vossa ligação?

CP: Eu e a Mara Alves, jornalista responsável pelo Coração Luso, começamos por colaborar profissionalmente quando ela estava na Grã-Bretanha e conhecemo-nos quando ela voltou para Portugal.

Nessa altura ela já estava a andar para a frente com o projecto dela - de procurar e entrevistar portugueses espalhados pelo mundo - e eu já tinha decidido sair do jornal onde trabalhava com o objectivo de viajar. Conversa puxa conversa, percebemos que o Coração Luso podia ir na minha mochila até a América do Sul para conhecer ao vivo e a cores as histórias inspiradoras dos portugueses que por lá estejam. Temos trabalhado juntas desde então na promoção deste projecto comum.

 

ET: A tua aventura vai ser certamente uma inspiração para muitas pessoas que contigo vão viver e sonhar também. Tens algumas palavras para quem está preso na rotina e inveja saudavelmente a tua coragem?

CP: Nestes tempos que vivemos em que nada é seguro e em que todos os paradigmas estão a mudar é altura de arriscar, evoluir e deixar para trás as ‘roupas’ que já não nos servem. A minha mensagem, e o lema pelo qual pauto a minha vida, é o de que somos capazes de tudo aquilo a que nos propusermos e se acreditarmos que é possível o universo coloca ao nosso dispor as ferramentas de que precisamos para alcançar o nosso sonho. O primeiro passo é acreditar.

Mais sobre a Catarina Palma e o Coração Nómada na blogue do Coração Nómada e no Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário

food.travel.stories.

Com tecnologia do Blogger.