Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Pão de Banana e Aveia - porque a Meghan Telpner é a maior.

Pão de Banana e Aveia - porque a Meghan Telpner é a maior.

Esta receita é uma reprodução da receita da nutricionista canadiana, Meghan Telpner. Para além de ser uma das minhas nutricionistas favoritas é também a minha chef de eleição. Sigo o blog dela desde o início quando a Meghan ainda gravava os episódios da Meghan TV na sua cozinha antiga e na sua pequena casa de banho ( não, ela não cozinhava na casa-de banho! Eram vídeos sobre higiene corporal.) A Meghan enquadra a arte da cozinha num conjunto holístico de práticas que considera serem as de um estilo de vida o mais saudável possível.


Meghan Telpner, foto por Catherine Farquharson

Para além de cozinheira e nutricionista a Meghan é uma pessoa realmente inspiradora. Uma advogada de defesa do estilo de vida saudável num todo, ela tem-se tornado uma figura publica com uma mensagem poderosa.

A Meghan cresceu e foi um prazer acompanhar virtualmente este percurso que foi sempre feito com uma ética extrema e uma coerência admirável. Hoje em dia tem um livro best-seller, o UnDiet, uma série de episódios na Meghan TV onde para além de nos ensinar receitas super saudáveis e deliciosas, ensina-nos dicas para levar uma vida mais concentrada e responsável, a todos os níveis. Convida médicos famosos para debater questões pertinentes de forma educada e realista, coisa que muitos “gurus” da saúde falham em fazer. Na minha opinião, isso desacredita-os, quando não estão dispostos a por à prova da ciência as suas declarações. A Meghan, faz o oposto. Para além de escrever livros, gravar vídeos, fazer entrevistas e imensas aparições em vários canais de media, a Meghan também dá cursos e workshops e realiza regularmente eventos online.

Para além disso, as receitas não são aborrecidas nem sem sabor. São infalíveis na execução e ela oferece sempre montes de soluções para substituir ingredientes mais complicados. Acreditem, eu já experimentei muitas e é raro uma receita da Meghs dar errado! Oh não, chamei-lhe Meghs como se fossemos amigas, é o derradeiro sintoma do stalker virtual!

Ok, em frente, você querem é a receita não é? 


servi com puré de frutos vermelho e sementes de sésamo preto. Podem servir simples, com chocolate quente, puré de frutos.
Então, esta receita de pão de banana e aveia só fiz uma vez e só mesmo duas pessoas é que provaram, eu incluída, claro! Ainda não estava bem frio quando já não havia nada. É porque não apetece parar de comer nunca. Para além de ser delicioso e doce, tu sabes que aquilo te está a fazer bem pela quantidade de nutrientes que injectaste ali. Este pão é quase um bolo porque é doce do mel cru que leva mas também há pão doce por isso, este não é nem um bolo nem um pão tradicional mas uma mistura de ambos.

Podem ver a receita original aqui (Banana and Oats Bread) e show some love à Meghan que ela merece.<3

Aqui vai a minha reprodução. Espero que gostem e que não se deixem intimidar se às vezes os ingredientes parecem inacessíveis. Muitas das coisas dá para fazermos nós mesmos e poupar imenso dinheiro enquanto nos certificamos da qualidade daquilo que consumimos.

Por exemplo, a farinha de arroz integral é super fácil de fazer em pequenas quantidades, para utilizar na hora. A farinha de milhete ( buckwheat) , a de aveia, a de amêndoas, são todas feitas da mesma forma. Basta terem uma boa liquidificadora, colocar lá para dentro os pequenos príncipes e pulverizar durante alguns minutos. Depois, passar por um passador e têm farinha de tudo o que vos apetecer. Arroz, lentilhas, feijão, amêndoas, coco, aveia. 
para a farinha de arroz, só precisam de colocar os grãos numa liquidificadora potente e depois filtrar  o resultado com um passador. 

Digam-me por favor se experimentarem a receita e mostrem-me as vossas inspirações. Se adaptarem algum ingrediente e funcionar, partilhem para podermos todos aprender.

Pão de Banana e Aveia | Receita

120 g de farinha de arroz integral*
120 g de flocos de aveia integrais
1 cc de bicarbonato de sódio
2 ½ cc de fermento **
1 cc de canela em pó
3 ou 4 bananas maduras, esmigalhadas
1 chávena de chá de puré de maçã ***
¼ de chávena de chá de azeite virgem extra
2 ovos
1/1 chávena de chá de mel cru
1 cc de extracto de baunilha
1 pitada de sal marinho

    * experimentem fazer a vossa própria farinha. Só precisam do arroz, de uma liquidificadora e de um passador. Não se esqueçam que com este método apenas devem fazer farinha suficiente para usar na hora. Como o arroz não foi demolhada e seco ao calor depois, esta farinha não dura quase tempo nenhum por isso este processo não é bom se quiserem fazer grandes quantidades de farinha para reservar. Utilizem este métodos só para farinha para usar na hora.

    ** para substituir o fermento comprado nas lojas com alumínio, podem juntar bicarbonato de sódio (fácil de encontrar em supermercados, na zona das especiarias) e cremor de tartáro ( bitartarato de potássio, existe à venda em lojas de produtos para confeccionar bolos ou pode sr encomendado online. Também dá para comprar e encomendar em farmácias)

    *** puré de maçã é super fácil de fazer. Eu faço sempre na hora de usar. Só precisamos de maçãs, azeite ou óleo de coco, água e sumo de limão. Ferver tudo e quando a maçã estiver mole de cozida, basta esmigalhar com um garfo.



Processo
  •  Pré-aquecer o forno a 350 C
  • Juntar todos os ingredientes secos num recipiente.
  • Juntar os restantes ingredientes num recipiente à parte. Misturar bem.   
  • Juntar os ingredientes secos com os restantes e misturar bem.
  • Levar ao forno num pirex untado com azeite e polvilhado com um pouco de farinha.
  • Cozinhar por 40 minutos ou até estar dourado por cima.
Opcionalmente podem juntar à massa pepitas de chocolate negro sem açúcar, bagas, frutos secos.




Como tornar esta receita Vegan?
Ovos - Por cada ovo, substitua por “ovo de linhaça”. Faz-se assim, por cada ovo que a recita peça, faz-se : coloca-se uma colher de sopa de farinha de linhaça num recipiente( sementes de linhaça moídas na trituradora!) , depois junta-se 3 colheres de sopa de água e dissolve-se. Refrigerar entre 15 minutos a uma hora.
Mel - Misturar xarope de agave bio com geleia de arroz - bio também, e sempre que conseguirem.




food.travel.stories.

Com tecnologia do Blogger.